30 junho, 2014

Ritual diário de um bom comedor - parte I


É interessante observar os rituais diários de cada pessoa. Quem já dividiu o mesmo teto com um monte de gente diferente já deve ter notado que só somos iguais nas necessidades básicas: acordar, escovar os dentes, tomar banho, urinar, defecar, comer, se exercitar, cumprir suas obrigações perante a sociedade (trabalho) e para se sustentar, estudar, procriar, não fazer nada, se divertir, dormir. Somos todos iguais nas necessidades básicas, mas diferentes na maneira que realizamos essas atividades. 

A filosofia ayurvédica recomenda a seus seguidores o Dinacharya (rotina diária) para melhorar a qualidade do seu dia. Deve-se seguir a seguinte ordem: Acordar antes ou com o sol. Agradecer o dia. Beber água morna para eliminar o muco do estômago. Ir ao banheiro. Limpar a boca e a língua (alguns aconselham o nariz também).  Tomar banho (para eliminar as toxinas produzidas durante a noite). Yoga. Exercícios. Tomar o café da manhã. Seguir sua rotina até a hora do almoço. Almoçar. Seguir sua rotina até as 18h (há sempre o respeito da hora que o sol se põe). Das 18 as 22h preparar-se para descansar. Nesse meio tempo, jantar (2 ou mais horas antes de se deitar). Auto-massagem com óleo. Banho morno. Dormir. 

Imagem do documentário Wake Up. 


Olhando essa lista sem uma visão radical, vê-se que é muito fácil cumpri-la. De certo modo é o que fazemos todos os dias, cada um a sua maneira, a não ser que seja bem porquinho, tem horários de trabalho completamente malucos, etc. Antes da invenção da luz, as pessoas respeitavam o horário do sol de forma natural. Após a invenção de Thomas Edison, nossa rotina mudou radicalmente. Nos adaptamos a nova e iluminada vida, mas isso não significa que nosso corpo se desenvolveu para isso, isso leva décadas, séculos ou milhares de anos, dependendo da situação. Se esse esquema básico de acompanhar o sol não for tão prejudicado, a adaptação não traz problemas. Do contrário... pessoas com horários noturnos de trabalho costumam apresentar problemas sérios muito cedo, principalmente neuronais. No hospital em que estudei, havia um casal de Singapura cujo o marido (com seus 40 anos) sofreu um AVC. Ele é engenheiro técnico e trabalhava noite afora. Passava alguns dias, trocavam o horário dele para de manhã cedo, depois para a tarde, volta para a noite. Seu cérebro 'pifou'. Pelo o que entendi, ele foi proibido pelos médicos a voltar com esse ritmo de trabalho. "AVC é muito comum entre os trabalhadores noturnos", disse um dos médicos. Ele já estava bem, há uns 2 anos em recuperação, ele já faz tudo sozinho, mas nota-se sua dificuldade em recordar, falar e algumas pequenas atividades. Quanto mais extrema é a situação de risco e/ou mais sensível é a pessoa, mais rápido surgem os problemas.

Nascer do sol na praia de Pipa - RN. Foto minha


Sabemos que é raro uma pessoa acordar de bom humor, e essa não é a questão. Dizem que uma simplesmente olhada pela janela para o céu, em estado meditativo, é o suficiente. Como fazer isso? É uma questão individual. E o melhor é alcançar o ponto de despertar naturalmente. 



A função do dinacharya é começar bem o dia, limpo e preparado. O corpo continua suas atividades durante a noite, fazendo uma faxina geral e por isso é importante limpar-se antes de iniciar qualquer atividade. As toxinas eliminadas pelo nosso sistema endócrino estão ali prontinhas para receber sua ajuda para ir embora de uma vez. Ou de onde vocês acham que vêm aquele bafo matutino? Deve-se escovar o dente e limpar a língua com um limpador (nunca com a escova de dente, não funciona). 

Uma língua saudável te possibilita a ver sua coloração natural. Esse link dá dicas mais detalhadas.

Essa é uma maneira excelente de verificar a quantidade de toxina produzida pelo corpo: quanto mais coberta amanhece a língua, mais toxina foi produzida. O normal é a produção de uma capa branca que você a retira ao limpar. Outra coloração (ou se continua coberta após limpar) pode significar algum problema, que infelizmente não tenho conhecimento suficiente para dizer. Limpar a língua, além de eliminar aquela 'sujeira', prepara sua língua para receber a comida, pois deixa seu paladar mais limpo (lembre-se que as papilas gustativas estão em maior quantidade na língua). O mesmo funciona com o estômago (afinal o fundum vem de lá, normalmente). Água morna é o suficiente para eliminar aquele mucozinho (também deve ser esbranquiçado) que nos incomoda ao acordar. (Quando estiver resfriado é óbvio que a coloração muda.) Nada de água fria ou gelada. O corpo está despertando e o agni também, não o apague. O suor também é uma liberação de impurezas. E não precisa suar para se 'sujar'. Tomar banho elimina as impurezas que saem pela pele.  

não encontrei o autor desta imagem...


Urinar é o que quase todo mundo faz ao acordar ou mesmo antes. Mas é importante defecar também logo cedo. Limpar o intestino é só mais uma limpeza do trabalho noturno e melhora a absorção do seu café da manhã. Criar esse hábito leva tempo para algumas pessoas, principalmente as mais estressadas, nervosas, com mal hábito de alimentação... Conselhos para o melhor funcionamento do intestino todo mundo já ouviu. Mas paciência, porque isso vai ocorrer naturalmente, pois tudo depende do seu tipo de organismo e de como você leva a vida. Não force, nem tome remédios. Apenas crie o hábito. Conheço pessoas que seu horário de 'pensador' é após o almoço. Normal. Pode ser que um dia que se consiga logo cedo, ou não. O importante é pela manhã e todos os dias. 

genesistrainer.com.au


Recomenda-se que as atividades pela manhã sejam calmas. Não há problema se exercitar em jejum, desde que você aguente. Algumas pessoas (como as magricelas como eu) não aguentam, pela simples falta de reserva de energia. Ou por outros motivos. Eu apenas me alongo, bem alongado. É o suficiente para despertar todo o corpo. Ginástica mesmo só após comer (1 hora após comer). Mas isso também vai de cada um. 


Vá para o trabalho ou aos estudos normalmente. Só belisque algo se tiver fome e dê preferência aos naturais ou uma fruta (falarei a respeito dos melhores momentos de comer fruta adiante). Respeite a hora do almoço. Sente-se e desfrute seu prato. Boas companhias é recomendável. Ou sozinho. Preste atenção no que você come e não no seu smartphone. 
Siga o mesmo ritmo durante a jornada da tarde. Respeite seu corpo após as grandes refeições, pois seu corpo necessita de boa parte da energia para fazer digestão, já que é essa simples atividade que te mantém em pé. Descanse, sente-se, espere. 15 minutos de total relaxamento já faz uma grande diferença. E vá engatando aos poucos. Ah, o café nem sempre é digestivo, porque pode cair mal com algo que você comeu. Sua função após a refeição é acabar com a sonolência. Não há problema em tomar. Só espere passar os minutos de total relaxamento.


A noite é preparação para dormir. Deve-se ir 'desligando' aos poucos. Muita gente prefere fazer ginástica nesse momento. É muito bom, principalmente para aqueles que tem mais dificuldade de dormir. O jantar deve ser leve, já que sua única maratona seguinte é ir dormir. Mas se vai sair a noite, pense num segundo almoço, mas não exagere. Evite atividades excessivamente mentais (trabalho atrasado, emergências, etc. Exceções não lhe fará mal a longo prazo, hábitos sim). Um lembrete para os viciados em TV: por mais que você não pense, outras partes do cérebro estão bem acesas por causa da iluminação vinda da telinha. Desligue a TV muito antes de dormir e crie o hábito de não necessitar nenhum recurso externo para dormir.  


Quem já fez uma única massagem na vida sabe o poder revigorante e relaxante que ela tem. Se na sua cidade não há um curandeiro ou médico que possa melhor te indicar um óleo específico, há muitas marcas por aí que vendem tantos óleos cheirosos. Se quer algo mais medicinal, o óleo de gergelim e o óleo de mamona, é indicado para todo tipo de organismo segundo a Ayurveda. Não precisa ficar uma hora no chuveiro, alguns minutos de auto-massagem já fazem um bem danado. É bom também para você aprender a se tocar e conhecer seu próprio corpo. Um banho morno depois para limpar todo o óleo. Pode usar seu sabonete favorito ou algum exfoliante suave depois. Não use água fria porque senão terá um enorme trabalho pra retirar o óleo do corpo e pode te despertar. 

Durma bem relaxadinho...   

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário