29 maio, 2014

Molho de beterraba e cenoura da Bela Gil

Minha versão do molho de beterraba e cenoura. 

No feriado da Páscoa, minha cunhada me apresentou à Bela Gil: "Você tem que ver aquele programa da televisão que fez um molho incrível de tomate mas que não é de tomate." Ela já era a 3º pessoa que me falava sobre o tal programa mas eu ainda não tinha parado para assistir. Na bagunça da casa que ainda não havia ficado pronta mas ela, meu irmão e filhas já haviam se mudado, ela me sentou em frente a TV e me fez assistir o programa que ela gravou (amei essa opção da TV por assinatura de poder gravar os programas e assistir na íntegra quando quiser... eu ainda não tinha visto como funcionava). 


Anotei os ingredientes, como fazer e fui ao supermercado. Eu ainda não acreditava na cor daquele molho! É truque de televisão, só pode! Segui a receita na risca no dia seguinte e colocamos nossa teoria à prova: crianças nem vão perceber que estão comendo (eca) beterraba e cenoura. Dito e feito. Havia ali 4 crianças (de 2 a 8 anos) e todas (2 já tinham almoçado) comeram TUDO e acharam uma delícia! Eu não acreditei, pois elas são bem frescurentas para comer, já adaptadas a comer porcarias na maioria das refeições.

E nós os adultos? Repetimos o prato! A mistura de sabores dos temperos com o doce da beterraba e da cenoura produziu um molho suave mas extremamente saboroso. 

Receita do programa Bela Cozinha   Rendimento: 6 porções


Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 cenouras
½ beterraba grande
½ cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher de chá de vinagre de maçã ou de arroz
2 colheres de sopa shoyu
3 copos de água
1 colher de sobremesa de orégano seco
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
2-3 colheres de chá sal marinho
½ xícara manjericão fresco picado + 1/4 de xícara para o final

Como fazer:

1. Lave bem a beterraba e a cenoura. Descasque e corte em pedaços irregulares pequenos. 
2. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho mexendo de vez em quando, até a cebola ficar translúcida.
3. Adicione a cenoura, a beterraba, a água, o orégano, a folha de louro, sal, manjericão e tampe a panela. Deixe ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que os vegetais estejam bem macios.
4. Triture tudo e ajuste o tempero se necessário.
5. Adicione a outra metade do manjericão picado e leve ao fogo por mais 5 minutos. 
5. Sirva com a massa de sua preferência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário