28 janeiro, 2013

Gnocchi!



Para 2013 eu desejo, para todas as pessoas que queiram alimentar-se de forma saudável, a independência na cozinha!!!

Gnocchi, um delicioso prato italiano mal interpretado por essa onda de emagrecer que está deixando muitas pessoas doidinhas (e burrinhas). Dizem que ele deve ser comido em poucas quantidades e acompanhando algum guisado (e não um molho leve como costumamos fazer). O gnocchi, em épocas escassas, era o substituto do pão nas refeições.
É uma massa fácil e barata de fazer e ainda lhe dá a vantagem de temperar como bem entender (no lugar de comer aquelas bolitas sem graças vendidas no supermercado). 

Para uma receita básica, precisa de:



600g de purê de batata
175g de farinha
1 ovo
5 colheres (sopa) parmesão ralado
noz moscada
pimenta branca
sal

    

Em uma panela, cozinhar as batatas com casca a partir de água fria até cozinharem totalmente para poder fazer um purê. Descascar e escorrer se achar necessário (as batatas devem ficar bem secas). Faça um purê com aqueles utensílios próprios, pois é essencial mexer o mínimo possível com as batatas para não ficarem muito grudentas (ou melhor, soltar seu amido) e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deixe esfriar o purê. Se for na geladeira, tampe-o. 

Pegue o purê já frio, faça aquela famoso vulcão (com o buraco no meio) e coloque a farinha, o  ovo e queijo. Misture bem os ingredientes e trabalhe bem a massa. Você sabe o ponto quando ela se continua pegajosa mas não grudando nas mãos. 
Faça um rolo fino com a massa e corte os pedacinhos do seu gnocchi. 
Coloque água para ferver (acrescente sal quando começar a ferver!) e cozinhe os gnocchis. Você sabe quando ele está pronto quando as massinhas repousam na superfície da água. 

Listo! Sirva junto com o molho que escolher!

Buen provecho!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário