01 outubro, 2012

Salada Mediterrânea (uma simples versão...)


Sabiam que a culinária mediterrânea (junto com a mexicana e a francesa) entraram na lista de patrimônio cultural imaterial da Unesco em 2010? 
O comitê de organização da ONU encarregado da Educação, Ciência e Cultura, pela primeira vez, incluiu a gastronomia nesta lista. E nela estão a culinária francesa, mexicana e a dieta mediterrânea, sendo a última composta pelos países: Espanha, Itália, Grécia e Marrocos. 

Uma linda forma de perpetuar essa riquíssima culinária a base de azeite de oliva, cereais, frutas e verduras e uma proporção moderada de carne, pescados e produtos lácteos. A dieta mediterrânea também é considerada por muitos uma das tradições mais saudáveis da gastronomia mundial. 

Essa introdução explica a nova fase deste blog: escrito por uma apaixonada pela comida saudável (e gostosa), que tem a culinária como hobby, mas agora quer se profissionalizar na área. Estou indo para Espanha estudar na Escuela BellArt, num curso profissionalizante com  especialização em biodietética. Poucas escolas no mundo tem essa preocupação com alimentação saudável (este curso tem as matérias básicas como os outros, mas tem o diferencial de módulo voltados para a culinária vegetariana e nutrição) e este foi o motivo para escolher esta escola. Tentarei descrever minhas impressões da culinária espanhola e de tudo o que aprender por lá e espero que continuem a se deliciarem com as novas receitas ;)

E para abrir a nova fase, uma receita típica da culinária mediterrânea aprendida no curso de Cozinha Internacional na escola Fátima Lima, em João Pessoa. Adaptei a receita com o que eu tinha na geladeira ;)

Esta salada deliciosa serviu 3 pessoas. 

1 pimentão vermelho (sem pele e cortado em tiras finas)
1 pimentão amarelo (sem pele e cortado em tiras finas)
1 pimentão verde (sem pele e cortado em tiras finas)
1/2 cebola roxa picadinha
1/2 xícara azeitona picadinha (a preta é muito mais saborosa)
1 tomate (sem pele, sem sementes e cortado em tiras finas)
orégano (a gosto, mas capriche ;)
tomilho (a gosto, mas capriche ;)
azeite a gosto
sal a gosto

Dica importante: prepare esta receita um dias de servir, assim apura muito mais o sabor!
Existem diversas técnicas de tirar a pele do pimentão. A que mais utilizo é a do forno, pois enquanto o pimentão está no forno, posso preparar os outros ingredientes. 
Tire também a pele do tomate. Os pimentões e o tomate devem ser cortados em tiras finas. 
A azeitona e a cebola roxa devem ficar bem picadinho.
Numa tigela misture todos os ingredientes com cuidado. Vá acrescentando azeite o suficiente para melar os ingredientes. Acrescente o orégano e o tomilho, pode colocar umas boas pitadas porque são eles que dão o toque final nesta salada. 
Acerte o sal, misture. Prontinho! Coloque tudo num recipiente bem vedado e deixe na geladeira até a hora de servir. 
Colocar gergelins tostados por cima faz a diferença ;)

Buen provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário