30 agosto, 2012

Capellini ao pesto com pimenta biquinho


A pedido de um amigo que admiro muito, fui buscar dentro dos limites (moradia nova onde só tem um fogão elétrico de 2 bocas, dentro de um quarto/cozinha) uma receita simples e gostosa com pimenta biquinho. 
Antes de correr para preparar essa deliciosa, aqui vai uma dica muito útil: se você anda passando por dias nebulosos, nervoso por alguma coisa, evite as pimentas e alimentos ácidos.  Você já deve ter percebido  que quando está nervoso, a cabeça e o estômago doem, principalmente o estômago. A química natural dentro do seu estômago está alterada por causa desse sentimento,  e se alimentar com substâncias que o agridem (nestes casos) só vai piorar a situação... Ou você acha que as gastrites começam como, na maioria dos casos?

O pesto, um delicioso molho a base de manjericão, é um dos melhores acompanhamentos de massas. Apesar de já ter publicado um modo simples de fazer essa receita (neste link), aprendi com o Chef Cedric, do Espaço Soleil, um método muito gostoso: picar tudo à mão! Faça o teste e veja como é muito mais gostoso fazer desse modo. Fazer este pesto brasileirinho é simples, só precisa de uma faca bem afiada e dos ingredientes:

1 maço de manjericão limpo;
um bom azeite extra-virgem;
alho (uns 3 grandes bastam);
queijo parmesão 
1/2 xícara de castanha de caju;
pimenta biquinho.



Movimente a faca segurando o cabo firmemente e apoiando a outra mão sobre a outra extremidade, movimente como se balançasse uma canoa. Esse é um dos melhores métodos de cortar coisas macias e deixá-los em pedacinhos pequenos. Da mesma forma pique o manjericão;


Rale o queijo parmesão na hora (o queijo irá salgar o molho, por isso é a gosto), misture;


Rale as castanhas leve-as ao fogo numa frigideira antiaderente. Fique de olho, toda vez que o redor começar a dourar, mexa a frigideira para movimentar a castanha ralada;


Essa mexida é constante pois elas queimam rápido e é só mexer um pouquinho. Desligue o fogo quando elas estiverem douradas e coloque imediatamente na mistura;



Acrescente azeite na mistura até deixar tudo bem molhado, com um pouco de azeite sobrando.... Você pode guardar e usar como molho para torradas, pães, etc. ou usar numa massa, como a primeira foto, em que usei a massa Capellini n. 9 da marca DiCecco. Recomendadíssima ;) 



Pegue um punhado de pimenta biquinho, corte-as ao meio e misture a massa junto com o molho. O gostinho azedo da pimenta combinou bem com esta massa. 
Buen Provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário