29 junho, 2012

Salada de feijão branco c/ sementes de abóbora


Uma ótima opção de jantar de domingo, depois de ter extrapolado toda a dieta e até seu limite calórico do fim de semana. Bom, dependendo do que você exagerou... maneire no feijão, por amor a todos que convivem contigo ;)

Atente-se à duas dicas essenciais no preparo dessa salada: o feijão e as sementes de abóbora. 

O feijão, todos já sabem, costuma causar gases. Mas isso ocorre se você não o preparar corretamente e comer demais. Para evitar o incômodo, deixe-o de molho de noite (o tempo recomendado é de 8 horas, evite ultrapassar para o feijão não fermentar)  e na manhã seguinte jogue toda a água fora. NUNCA REUTILIZE ESSA ÁGUA, ali está tudo o que você deve tirar do feijão para que ele lhe faça bem. Coloque uma nova água e cozinhe seu feijão como de costume, que depois desse "molho", irá cozinhar mais rápido. Você pode já cozinhar todo o pacote de feijão, guardar em potinhos na quantidade desejada e congelar. Sempre que quiser comer feijão, é só descongelar e temperar. 

Sementes de abóbora. Sempre que comprar abóboras, não peça para o feirante limpá-las. Chegue em casa e retire todas as sementes e aquela parte que parece parte pegajosa. Pegue um lavador de arroz ou um escorredor de massa (para ajudar) coloque água (ou debaixo da torneira) e vá esfregando as sementes com a mão para soltar essas garrinhas da abóbora. Pouca água e não a deixe de molho. Numa travessa, na mesa, na bancada, onde for melhor, coloque papel toalha e espalhe as sementes já limpas sobre o papel e deixe secar completamente. Ela crua é bom para o coração, pele, olhos, cabelos até para prisão de ventre pela quantidade de fibras. Mas se você quer dar aquele gostinho (vai perder um pouquinho das suas qualidades nutricionais), toste-as rapidamente que viram um delicioso petisco. 
Para tostá-las, pegue uma frigideira antiaderente e coloque as sementes de abóbora e 1 pitada de sal. Vá mexendo a frigideira para "fritar"as sementes por completo. Quando elas dourarem, está pronto. Mas só cuidado porque elas começam a pular como pipoca e por isso, não pare de mexer a frigideira;)

Receita
1 xícara de feijão branco cozido
1 dente de alho picadinho
1 colher (chá)  pimenta vermelha picadinha s/ sementes
alface
escarola
azeite extra-virgem
1 colher (sopa) cebolinha picada
Sementes de abóbora (toste na hora ;)
suco de 1 limão (pequeno)
parmesão

Em fogo baixo, refogue o alho no azeite e quando começar a dourar, coloque a pimenta, misture, refogue 1 min e acrescente o feijão. Refogue por 2 min. (ou menos, cuidado p/ ele não amolecer demais ou desmanchar), acerte o sal e reserve. 
Com as mãos parta as folhas de alface e escarola e disponha-as na travessa (ou direto no prato, depende como irá servir) e tempere com azeite e limão.  Coloque a cebolinha no feijão e misture. Espalhe o feijão sobre as folhas de alface e escarola e rale o queijo parmesão em cima (use a parte mais grossa do ralador para dar a impressão de lascas de parmesão). 
Com as mãos, espalhe delicadamente as sementes de abóbora. Prontinho!
Essa salada é deliciosa e se preferir, acompanhe-a com algum grelhado. Mas garanto que não será necessário... ela faz a festa sozinha ;)
Buen provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário