07 maio, 2012

Refogado de grão de bico e espinafre



O número de pessoas preocupadas com o quê anda levando a boca ainda não aumenta na mesma proporção das pessoas que ficam doentes... Mas este número está aumentando!
Uma das preocupações que surgem é sobre o valor nutricional de cada alimento. Claro, a não ser que você tenha estudado nutrição, química, enfermagem, medicina e áreas afins, é complicado saber exatamente o que está ingerindo. Mas é só seguir aquela dica básica e extremamente útil: quanto mais colorido o seu prato, maior a variação de nutrientes que você ingere. Isso porque cada substância que origina os pigmentos da natureza tem um composto nutricional diferente. Se quiser saber exatamente qual é, pesquise cada um.

E o colorido dos alimentos é mais uma vantagem para quem busca manter a pele (sua primeira impressão) jovem e não acredita nas promessas daquelas propagandas de cosméticos que querem vender um rosto de 15 anos para mulheres de 40, nem nas milagrosas plásticas que com o passar do tempo a pessoa fica mais esquisita:  
quanto mais cor tem um alimento, mais antioxidantes ele tem ;) 
Por isso, consuma todos os dias alimentos rico em cores (brócolis, couve, espinafre, repolho, tomate, maçã, uva, cenoura, etc.) e entenda porque aquele pessoal alternativo, os seguidores da alimentação saudável desde jovem, entre outros, tem aquela pele e uma disposição de dar inveja! Fora os outros benefícios dos antioxidantes... 


Receita
1 maço de espinafre lavado e seco
1 e 1/2 xícara de grão de bico cozido
2 tomates picadinhos
1 colher (café) páprica doce
1 colher (café) de garam massala
1 colher (café) mostarda (amarela) em grão 
1 dente alho (grande) picadinho
azeite
sal a gosto


Cozinhe o espinafre no vapor (só o suficiente para amolecer as folhas). Numa frigideira, aqueça um pouco de azeite, junte o alho. Quando o alho dourar, coloque o espinafre, misture bem e acerte o sal. Reserve. 
Na mesma frigideira, aqueça mais um pouquinho de azeite, acrescente a mostarda, dê uma leve refogada e junte o tomate. Acrescente o garam massala, a páprica e misture bem. Cozinhe por uns dois minutos e acrescente o grão de bico. Quando o tomate começar a "sumir", junte o espinafre e ajuste o sal se necessário. Prontinho! Desligue o fogo e sirva com pão sírio integral. 




Se preferir, pegue um amassador de batatas (como esse da foto, são ótimos para amassar tudo ainda no fogo) e dê uma leve amassada em seu refogado ;) E muito amasso!
Buen provecho!


Receita adaptada do livro Índia, da coleção Cozinha do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário