23 maio, 2012

Massa com berinjela apimentada

"O molho é como a essência da flor e o suco da fruta. É ele que define o acepipe e lhe transmite as qualidades peculiares." 
Ramalho Ortigão


Uma receita fácil para variar os sabores do molho de tomate... e só precisa de:
1 cebola média picadinha
1 berinjela cortada em cubinhos
3 dentes de alho
1 pimenta vermelha picadinha (sem sementes para quem não gosta do ardor)
1 embalagem de tomate cereja (daquelas que vende no supermercado, acho que dá uns 300g)
1 colher (sopa) orégano
sal e pimenta a gosto
azeite


A primeira e a mais importante coisa a fazer é tirar o amargo da berinjela! Lave bem a berinjela, seque-a e corte-a em cubinhos. Pegue um bowl, coloque sobre ele uma peneira (como na foto acima), disponha toda a berinjela e capriche no sal. Sabe aquela pitada generosa que você pega com todos os dedos? Faça isso e espalhe sobre a berinjela, dê uma leve misturada e coloque mais um pouco... deixe descansar dessa forma por meia hora, enquanto você prepara o restante. 


Vá picando os ingredientes e na pimenta vermelha, caso você queira apenas o sabor dela e não o ardido, corte-a no meio e tire toda a semente. Divida esses dois lados em 3 pedaços cada um e pique.  

Agora, de uma vez por todas, largue mão daqueles molhos, polpas ou qualquer outra coisa pronta de tomate e faça esse molho quando estiver com pressa: coloque todo o tomate cereja no liquidificador, 1 dente de alho, um pouquinho de sal, um pouquinho de pimenta do reino. e bata até ficar virar um molho. Se gostar de pedacinhos de tomate, é só não bater muito. 
De acordo com o tomate que você usar, poderá dizer: mas não está vermelho como os molhos prontos! Sim... seu molho caseiro só ficará bem vermelho se usar tomates beeeem maduros! Ou pode também usar uma páprica ou urucum para dar aquela forcinha. Só não use tomates verdes e nem aqueles mais esverdeados ou laranjados. Caso não tenha tomate bem maduro, use aqueles que já estão próximos. 


Volte para as berinjelas e veja que ela soltou um líquido escuro... se a sua não soltou, algo saiu errado. Ela deve soltar esse líquido, pois é com ele que amargo vai embora (meia hora é um tempo confiável). Lave bem os cubinhos de berinjela para retirar o excesso de sal e comece a receita.

Numa frigideira funda, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia (neste caso, evite dourar para não dar aquele gostinho adocicado da cebola), acrescente a berinjela e refogue por mais ou menos 3 minutos (a berinjela fica macia e brilhante). Acrescente o restante do alho, a pimenta vermelha e refogue mais 3 min. Despeje todo seu molho de tomate na frigideira, acrescente o orégano e acerte o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por uns 10 min e se for necessário acrescente um pouquinho de água, só não deixe o molho ralo. Prontinho!
Leve um parmesão ralado na hora à mesa ;)

Buen provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário