11 abril, 2012

Sopa de cebola com ovos mexidos


Existe um livro recomendadíssimo para os amantes da cozinha que buscam entender as reações químicas que acontecem nesse verdadeiro laboratório da casa: O cozinheiro cientista, de Diego Golombek e Pablo Schwarzbaum. 


Com uma linguagem científica, mas simples e divertida, os autores contam (quase, porque não cabe) tudo sobre as principais reações químicas que acontecem quando preparamos um ovo, por exemplo. O interessante é que com o tempo você não será mais enganado por aqueles espertinhos que tentam te empurrar ingredientes duvidosos ;)


Mas o que mais chamou atenção foi o capítulo condimentado, em que eles escrevem o seguinte: 
" Por que se preocupar com uns grãozinhos de sabor? 
É um tanto paradoxal: não conseguimos deixar de adicionar aos pratos pós e grãos de valor nutricional quase nulo. À toa, simplesmente? Nem tanto: o uso de especiarias pode ter relação com o clima. Segundo alguns autores, seu uso intenso teria alto valor adaptativo: as especiarias são agentes antimicrobianos e reduzem a incidência de doenças, sobretudo em países tropicais. Um estudo recente encontrou grande correlação entre a temperatura ambiental e o uso de especiarias na cozinha."


Depois dessa vai continuar se alimentando de forma insossa? 


E que venha a receita e suas especiarias!
2 litros de água
1/2 cubinho de caldo de legumes (usei o vitalie da knorr)
2 cebolas (rodelas finas)
1/2 colher (café) cominho em pó
1/2 colher (café) tomilho seco
1 folha (grande) de louro
1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
2 ovos
azeite 
sal e pimenta a gosto
salsinha picada a gosto


Esquente a água numa panela separada e espatife (assim dissolve mais fácil) o cubo de legumes e coloque-o na água. Desligue o fogo quando ferver. 
Em outra panela, aqueça a manteiga c/ um fio de azeite e assim que derrete-la, acrescente a cebola e vá mexendo aos poucos até ficar amolecida (não deixe dourar). Acrescente o cominho, misture bem e despeje toda a água c/ caldo junto a cebola. Mexa bem para soltar o que ficou no fundo da panela.  
Coloque o tomilho, o louro, a pimenta e deixe cozinhar por uns 15 minutos. 
Enquanto isso, bata os ovos levemente numa tigela e coloque sal a gosto.  Aqueça um pouquinho de azeite numa frigideira e faça ovos mexidos. 
Quando desligar o fogo da sopa, acrescente os ovos, veja se precisa de sal agora. Prontinho!
Ao servir, descarte a folha de louro e decore com a salsinha. 


Rende 2 porções bem servidas. 


Buen provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário