03 abril, 2012

Mix de Cereais

"A saúde depende  mais de precauções do que de médicos." 
Bossuet



Sabia que ao tornar o carboidrato branco ele perde tudo? As fibras e vitaminas presentes nos carboidratos vão pelo ralo junto com suas cascas, germens e com tudo aquilo que a sociedade considera sujo e de gosto ruim. Mas algumas empresas comercializam algumas partes retiradas dos grãos (exemplo: o comércio de vários partes do grão de trigo) para nos deixar um pouco mais aliviados... 


Bom, por causa desse polimento (entenda como beneficiamento, refinamento, deixar branquinho, etc.) do trigo e do arroz, as pessoas estão cada vez mais carentes de vitaminas e, não adianta, sem elas o organismo não funciona.  Mas só essa deficiência não basta. Saiba que o carboidrato (leia-se pão, batata, massa, arroz, cereais e açúcares) refinado aumenta os triglicerídeos, levam a diabete e engorda. Esses carboidratos refinados liberam rapidamente a energia e podem causar um súbito aumento no nível de glicose no sangue e por isso os diabéticos são proibidos de comerem refinados e obrigados a comer integrais. Além de todos os benefícios já conhecidos dos grão integrais, suas fibras retardam a conversão do amido em glicose e ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue, é um santo remédio natural para diabéticos ;)


Sabe qual é o segredo para absorver melhor as vitaminas? Simples, consuma grãos integrais e sementes de gergelim, linhaça... Sabe por que? Além de prevenir todos os problemas descritos acima, as fibras auxiliam auxiliam no bom funcionamento dos intestinos, um verdadeiro remédio para prisão de ventre!  As fibras "grudam" nas partículas de gorduras e açucares, prevenindo o colesterol e a diabetes; eliminam as nitrosaminas, prevenindo o câncer intestinal e, como se não bastasse, ligam-se às moléculas de água formando um verdadeiro "gel" que tira fome (se sua intenção é perder uns quilinhos ou mesmo aprender a fechar a boca, tome água quando comer fibras).


Uma boa ideia para consumir cereais é ter sempre seu mix em casa, prontinho para consumir. Você pode trocar os ingredientes de acordo com o que tiver, mas lembre-se sempre de que as proporções são iguais e deve ter fibras integrais e sementes. E segundo os médicos, a dose recomendada de fibras e linhaça é o equivalente a 3 colheres de sopas divididas ao longo do dia. É só colocar no suco, no café da manhã, na salada, como achar melhor. 


Para esta receita você só precisa de:



1 xícara (chá) de farinha de linhaça
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 xícara (chá) de germen de trigo tostado
1 xícara (chá) quinua em flocos
1 xícara (chá) gergelim branco
1/2 xícara (chá) gergelim preto


Lembre-se de uma coisa importantíssima: essa tosta é para tirar aquele gosto ruim, forte, que esses grãos têm ao consumi-los crus (principalmente o trigo e a quinua). É algo rápido, pois se queimar demais, perdem os seus nutrientes e não adiantam mais. 
Aqueça o forno e espere ficar bem quente. Misture tudo numa assadeira (exceto os gergelins - coloque-os em assadeiras separadas e leve tudo ao forno. Deixe 5 minutos, retire do forno, mexa bem com a ajuda de uma colher de pau (isso é para dar uma leve tostada de maneira uniforme). Aguarde mais 5 minutos e retire e mexa novamente. Se a farinha que fica nas bordas estão "bronzeadas", é hora de tirar. Misture novamente para não queimarem com a assadeira ainda quente. O gergelim leva um tempinho a mais mas seu ponto é fácil de identificar: um leve aroma de pipoca começa a sair do forno. Por favor, mantenha-se na cozinha enquanto prepara, pois é nesse início da tosta que você deve tirar o gergelim, porque a partir daí ele queima rápido.  Prontinho! Aguarde tudo esfriar, misture e guarde num recipiente de vidro já higienizado e seco.   


Buen provecho!


Fontes: Receitas especiais para diabéticos. Fiona Hunter e Heather Whinney
Dieta Inteligente. Dra. Concita Pedrinha
A nutriocionista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário