14 março, 2012

Ricota com azeitonas, cebola e orégano



Deixar a ricota gostosa para consumo é trabalho de quem não tem preguiça e adora brincar com os temperos. Esse queijo se tornou popular desde que um número muito grande de pessoas resolveram passar anos comendo mal (diga-se muita gordura e junk foods), agora tem diversos problemas de saúde (obesidade, cardíacos, hipertensos, diabéticos, etc.) e o médico os obrigou a comerem direito!
Daí a velha mania de querer tudo pronto faz com que esse queijo ganhe a má fama de ser ruim (de gosto). Realmente, comê-lo puro é coisa de quem não muito a vida, já que ele é sem gosto. Mas o que você pode e deve fazer para melhorá-lo e passar a amá-lo é usar e abusar dos temperos, principalmente aqueles com muito gosto (contrário da ricota). 


Para essa receita você só precisa de:




1 ricota (usei uma de 400g)
1 cebola roxa bem picadinha
1 xícara (chá) de azeitonas verdes bem picadinha
azeite a gosto
orégano a gosto
sal se for necessário


Numa tigela, amasse bem a ricota e coloque a cebola e as azeitonas, misture bem. Acrescente azeite aos poucos e prove para ficar do seu gosto. Como já tem muita azeitona, o azeite serve mais para dar uma molhada na receita. Coloque o orégano e prove. 
Essas azeitonas vendidas no supermercados em vidrinhos são bem salgadinhas, mas se você achar que falta sal na sua mistura, coloque aos poucos até acertar o seu gosto. 
Pronto! Pode consumir com torradinhas, recheio de sanduiche, como quiser. 


Buen provecho! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário