20 março, 2012

Purê de grão de bico


Entendendo as calorias!


"Essa é a maior preocupação de quem vive de dieta. Quantas calorias isso tem? Dieta de 400, 1000, 2000 cal. O que é afinal caloria? Contar calorias é bom? 
Na verdade ela representa o valor energético de cada alimento. Cada alimento tem um valor calórico. Como é medida essa caloria? Vamos tomar como exemplo uma banana. Mede-se os seus componentes (em laboratórios especiais) em proteínas, carboidratos e gorduras, depois despreza-se os valores de vitaminas e minerais (é por isso que vitamina não engorda). Em seguida soma-se tudo. O resultado é o valor calórico de cada alimento. 


Só para você ter uma ideia:
1g de proteína tem 4 cal.
1g de carboidratos tem 4 cal. 
1g de gordura tem 9 cal.
1g de álcool tem 9 cal. 


Você reparou bem? Cada grama de gordura tem 9 cal. Esse é o motivo pelo qual gordura e álcool engordam tanto e são considerados os maiores vilões de qualquer dieta saudável. Quem defende o consumo de gordura está causando o maior mal para o seu organismo e um dia pagará um preço alto por ter feito tão maléfica dieta. 


Na verdade é muito fácil fazer dieta sem a enfadonha tarefa de contar calorias. É só fugir das frituras, dos molhos gordos, dos empanados fritos... Enfim, não precisa contar calorias. Use a inteligência e aprenda a identificá-la no alimento nocivo, que é aquele rico em gordura.


Essa é a base da dieta inteligente. Em vez de ensinar-lhe a contar calorias, vamos ensiná-lo a gostar do que é bom, saudável e que nutre sem engordar. Aprenda: QUEM SABE COMER NÃO SE PREOCUPA EM CONTAR CALORIAS!" 


Trecho do livro Dieta inteligente, da médica nutróloga Concita Pedrinha.  


Manda a receita!
2 xícaras de grão de bico cozido
1/2 colher (chá) de tahine
6 colheres (sopa) azeite extra virgem
1 colher (sopa) sake
1 colher (chá) alho picadinho
1/2 limão (só o suco)
sal a gosto


No liquidificador bata primeiro o grão de bico c/ o azeite, o sake e o tahine. Quando formar aquela pasta vá acrescentando os outros ingredientes, temperando, batendo aos pouquinhos. Se tiver um processador, melhor ainda, pois o liquidificador não funciona muito bem para bater ingredientes mais consistentes. 
Decore com cebolinha ;)


Buen provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário