25 novembro, 2011

Croque monsieur com shitake


Perdão por esse tempo ausente, mas o trabalho não tem me deixado cozinhar muito em casa.

Mas, como toda volta deve ser triunfal, aqui vai uma receita de croque monsieur (sanduiche a la francês) do chef Claude Troigros. Vi na TV no especial do mês de julho do programa Que Marravilha! e desde então desejo esse sanduiche... Hummm shitake!!!

Receita e vídeo no link abaixo:

Este teve pequenos ajustes porque não é fácil encontrar alguns produtos aqui em JP. 

Shitake
25g  shiitakes seco
1 cebola  (pequena) picada
1/2 colher (sopa) de manteiga


Molho branco:

30grs de manteiga
30grs de farinha de trigo
375ml de leite
Noz moscada
Sal
Pimenta


Croque Monsieur:9 fatias de pão de forma
todo molho branco
fatias de queijo gruyere o tipo suíço
200grs de queijo parmesão ralado


Modo de fazer:Hidrate os cogumelos c/ vinho branco por meia hora. Ponha manteiga na frigideira, coloque a cebola, refogue e acrescente os cogumelos. Quando estiverem dourados, adicione sal e pimenta do reino.

Em outra panela, ponha manteiga e deixe derreter. Adicione farinha de trigo e misture. Vá acrescentando o leite quente e mexendo. Coloque um pouquinho de sal e pimenta do reino. Rale um pouco de noz moscada em cima e mexa. Junte os cogumelos tostados ao molho e misture novamente. Retire o molho e coloque-o em uma travessa.

Passe manteiga em um lado do pão de forma e toste dos dois lados. Toste todos os pães. Montagem: do lado que passou manteiga ponha o molho branco. Acrescente queijo gruyere fatiado. Passe o molho branco na outra fatia do pão e forme um sanduíche. Coloque mais um pouco de molho branco na parte de cima do pão e adicione bastante queijo ralado ("tampe" todo o sanduiche p/ não tostar as pontas que ficarem de fora). Leve ao forno por 10/15 minutos para gratinar. Retire e sirva.

Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário