08 agosto, 2011

Cuscuz com refogado de tomate


De fácil preparo, o cuscuz faz parte das refeições nordestinas, normalmente acompanhado de leite, ovos, carne-seca ou manteiga. Aqui se encontra em qualquer canto o famoso flocão de milho de diversas marcas e que podem ser preparados até em microondas. Mas os vegetarianos tem dificuldade em comê-lo quando se aventuram na rua: é muito raro encontrar uma versão vegetariana! Bom, mas em casa é só você se aventurar nos experimentos. Os refogados costumam cair bem com o cuscuz, é só ir fazendo, fazendo e ver qual melhor combina. Esse refogado de tomate também é multiuso: pode usá-lo numa massa, em torradas, bruschettas, como quiser...


Preparo do cuscuz:
2 xícaras de flocão de milho
água 
sal


Numa tigela coloque o flocão, água (até cobrir todo o milho, passando só um pouquinho) e sal. Deixe de molho por 10 minutos e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Na dúvida, siga as instruções da embalagem.


Refogado de tomate:
1 cebola picadinha
3 tomates
1/2 colher de chá de cominho em pó
azeite 
sal a gosto
pimenta do reino preta moída na hora a gosto
manjericão fresco


Frite a cebola no azeite, quando ela ficar macia, acrescente o cominho e misture. Quando a cebola começar a dourar, acrescente o tomate, misture bem e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar por uns 5 - 10 minutos em fogo baixo, não precisa por água pois o próprio tomate solta o suficiente. Acrescente o manjericão (reserve algumas folhinhas para enfeitar) misture e desligue o fogo. Prontinho.


Para fazer a frescurinha da apresentação do prato, pegue uma pequena tigela, um ramequin, até um potinho de plástico desses que compramos castanhas no supermercado serve. Encha-o de cuscuz, aperte em cima e vire sobre o prato (igual a desenformar um bolo). Espalhe o refogado por cima e ao redor do montinho de cuscuz. Espete 2 folhinhas de manjericão para finalizar.  


Bon appétit! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário