24 maio, 2011

Crumble de maça



Frutas são sempre a melhor opção para os momentos de beliscar, seja in natura ou seca (desde que não acrescentem nenhum outro produto). Mas o melhor são as deliciosas sobremesas feitas com as frutas como ingrediente principal. Aqui vale a dica de especialistas:


Prefira sempre frutas da estação, produzidas na região e orgânicas. 
Muitos lugares, realmente, existe a dificuldade de encontrá-los ou a preguiça de procurar um pouco mais ou ir até a feira ou o hortifruti da cidade impera. Mas para quem se preocupa com a qualidade e a quantidade de alimentos que ingere, vale lembrar que o uso de pesticidas, fertilizantes, etc. nas plantações de alimentos, além de fazer mal ao organismo a longo prazo, retiram os nutrientes que cada alimento contém. Assim, se era necessário você comer uma maça para obter vitaminas B1 e B2 (por exemplo), você deve comer 3 ou mais para obter a mesma quantidade. Isso vale para qualquer alimento, seja fruta, legumes, verduras...


Essa receita foi retirada daqui, com pequenos ajustes:


Crumble
225g de Farinha integral
115 Manteiga 
90g açúcar mascavo
1 pitada de Sal

Amasse tudo na mão, até parecer migalhas de pão. 



Fruta
4 maçãs e cortadas em pedaços 
3 colheres (sopa) açúcar mascavo
Raspa de 1 Limão 
Suco de 1/2 Limão (para não escurecer a maça) 
Canela em pó


Espalhe a maça pela travessa e em seguida coloque o suco de limão, misture bem. Acrescente os outros ingredientes e misture novamente. Depois, coloque a mistura do crumble por cima e dê leves batidas na travessa para o crumble "descer" um pouco. Leve ao forno médio até a parte de cima ficar dourada.

Bon appétit! 

Um comentário: