06 dezembro, 2010

Ravioli de queijo com tomates e azeitonas






Não deu tempo de tirar foto do prato pronto. Pardon leitores!
Algumas medidas não foram anotadas, foi tudo no olho. O objetivo é deixar o molho bem rico, com muito tomate, muita azeitona e muito manjericão. 


Essa receita foi vista no programa do Jamie Oliver e com o que restou na memória. Confira a programação e as maravilhosas receitas aqui.


As grande diferenças:
- o ravioli utilizado é caseiro, com recheio de queijo mussarela. Foi comprada na feira de orgânicos da UFCG (Campina Grande-PB) que acontece toda quarta-feira. 
- as azeitonas foram compradas a granel, no supermercado (mas se na feira da sua cidade tiver, aproveite), prove todas e escolha à seu gosto. E para tirar o caroço, num pilão, bata bem nas azeitonas, assim elas se soltam do caroço. Depois é só tirar com as mãos.  


Receita


1/2 quilo de ravioli fresco (tire-o da geladeira quando for cozinhar)
4 tomates grandes e bem vermelhos, picados e sem pele
1 cebola
2 dentes de alho amassados (pilão)
1 maço de manjericão
azeitonas verdes
azeitonas pretas
azeite
sal e pimenta do reino a gosto


Para retirar a pele do tomate, basta ferver uma panela de água com um pouco de sal. Faça uma cruz com a faca na base do tomate (só o suficiente para cortar a pele). Quando a água ferver, desligue o fogo e coloque os tomates. Aguarde até a pele começar a se soltar. Depois, tire as peles com as mãos ou com a ajuda da faca.  Na dúvida, veja esse vídeo
Pique os tomates do tamanho que desejar. 


Aproveite a água do tomate, ferva novamente e cozinhe o ravioli. 
Refogue o alho e a cebola no azeite. Quando começarem a dourar, acrescente os tomates. Tempere com sal e pimenta a gosto. Refogue durante uns 5 minutos. Acrescente as azeitonas e misture bem. Veja se é necessário temperar mais. Desligue o fogo e acrescente o manjericão.   


Depois de secar a massa, coloque com cuidado na panela com o molho. Misture bem e sirva em seguida. 


Bon appétit!





Nenhum comentário:

Postar um comentário