06 julho, 2010

Gratinado de batata e alho poró



Recebi por email o vídeo abaixo sobre como descascar batatas. Nesta receita, aproveitamos para testar esse método. Realmente funciona, mas tenha paciência para acertar o tempo e a mão (leve, por favor).

Ah! Essa receita foi encontrada aqui , mudando apenas o queijo, e é mais uma das delícias do Chef Jamie Oliver




1 maço de alho-poró
1 dente de alho
manteiga
azeite
sal e pimenta do reino a gosto
100g de queijo parmesão ralado
1 caixinha de creme de leite
4 batatas médias

 
Primeiro, cozinhe as batatas em água com sal, Corte as parte mais escuras e machucadas do alho-poró, depois lave-o bem e pique-o. Descasque e fatie o dente de alho finamente. Numa panela coloque uma colherinha de manteiga, um fio de azeite e o alho, leve ao fogo baixo, quando o alho começar a dourar coloque o alho-poró. Deixe o alho-poró amolecer, depois acrescente o creme de leite, a pimenta do reino moída na hora e 70 g do queijo, em seguida desligue a panela, acerte o sal e reserve.
Com as batatas já cozidas (não deixe mole) descasque e corte-as em rodelas. Unte o fundo de um refratário com manteiga e faça uma camada com as rodelas de batatas, regue com azeite, salpique sal, coloque um pouco do creme de alho-poró, faça outra camada de batata, salpique sal novamente e finalize com uma camada do creme. Polvilhe o restante do queijo e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar. 

Bon appétit!

Um comentário: