02 junho, 2010

Surpresa de batata


Aplicando um dos 3Rs (Reduza, Reutilize, Recicle) aqui vai uma forma de reutilizar aquela tábua de cozinha que já está bem velha e gasta: um pequeno mural de recados personalizado para a cozinha! 


Material necessário: 
1 tábua de cozinha (usei uma pequena de plástico)
cortiça (usei 2 pedaços porque a que tenho é fina)
cola quente
cola branca (verifique na embalagem se serve p/ cortiça) + informações

Lave bem a tábua e deixe secar ao sol. Só comece o trabalho quando ela estiver totalmente seca.  Corte a cortiça do tamanho desejado. Neste caso, cobri toda a tábua porque ela estava bem feia. Deixe bordas (se não estiverem sujas também) p/ fazer uma espécie de moldura. Cole a 1º cortiça com cola quente direto na tábua. Deixe algum peso  em cima por 5 minutos para fixar. Espalhe a cola branca pela 1º cortiça e cole a 2º. Vire a tábua (c/ o lado da cortiça p/ baixo, rente a mesa), coloque peso por cima e deixe virar a noite p/ fixar bem e tirar as pontas curvas da cortiça. Pronto! Arrume tachinhas e está pronto para usar.  



Essa receita é da revista Receitas Variadas da editora Abril. Não sei que ano, mas ganhei ela junto com outras Claudia e Cozinha de 2000, 99. Comprando revistas das prateleiras de supermercados na fila do caixa (é um vício), encontro uma chamada Delícias da Calu. Deve ser a versão atualizada da editora, pois as poucas que já comprei, encontrei várias receitas repetidas (até mesmo as fotos) dessas Claudia e Cozinha e Receitas Variadas antigas. Bom, cópia a parte, mostra que das revistas encontradas próximas aos caixas, essa da Calu contém receitas com uma certa preocupação à gorduras, excesso de industrializados, produtos artificiais, etc. Detalhes encontrados nas revistas nessas 2 revistas antigas.



Surpresa de batata

10 batatas cozidas sem casca e espremidas (usei aquelas pequenas, orgânicas)
1 collher (sopa) azeite
2 gemas
1 colher (café) sal
3 colheres (sopa) cream cheese
1 maço de rúcula picada
sal a gosto

Numa panela, coloque as batatas, o azeite, as gemas e o sal. Leve ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau, até que a mistura desgrude completamente do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Faça bolinhas e depois achate-as, formando um bolinho. No centro de cada um, faça uma pequena depressão. Ponha os bolinhos numa assadeira (se não for antiaderente, unte a assadeira) Em uma vasilha, misture o cream cheese, a rúcula e o sal até obter uma pasta homogênea. Com uma colher de café, preencha as "depressões" dos bolinhos com a pasta de rúcula. Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. 

Bon appétit!

Um comentário:

  1. duas super dicas. a tábua ficou uma belezinha e a receita deve ser tudo de bom. bom final de semana.

    ResponderExcluir