14 junho, 2010

Cupcakes juninos - pamonha

 


 No mês de junho você já sente o cheiro de milho cozido no ar... Não só de milho, mas de todos os ingredientes mais usados nas festas juninas. Aqui na Paraíba até as ruas ganham barracas e barracas com os quitutes juninos e estão sempre cheias!

Aproveitando a ocasião, diversas panificadoras, restaurantes, bares, etc têm algo no seu menu com ingredientes típicos juninos. E claro, os cupcakes não poderiam ficar fora dessa. A receita de cupcakes de pamonha que está abaixo vi no blog da Roberta Malta e é de autoria da Benjamin Abrahão (quem mora em SP sabe que delícia é esse lugar).  Algumas horas depois que vi essa receita, uma das minhas grandes cobaias (ops, amiga) me mandou por e-mail com um ar de... "quando é que você irá fazer?". Fiz logo!

E acrescentei motivos juninos que retirei do blog da Luana Davidsohn. Agora sim, um típico cupcake junino! 


Quem provou, amou!

Cupcake de pamonha

Massa: 
120g de farinha de trigo (4 colheres de sopa cheia)
110g de manteiga (3 colheres de sopa)
90g de açúcar (1/2 xícara)
50g de purê de milho* (1/4 de xícara)
2g de fermento (1/2 colher de café)
40ml de leite  (3 colheres de sopa cheia)
1 ovo

1 Coloque a manteiga em uma batedeira com o batedor globo e ligue na velocidade três. 2 Quando a manteiga amolecer, acrescente o açúcar e bata até virar um creme claro. 3 Continue batendo, acrescente o ovo e bata até quase dobrar de volume. 4 Passe para a segunda velocidade, adicione o leite, bata mais um minuto e adicione a farinha de trigo junto com o fermento. 5 Fora da batedeira misture o purê de milho. 6 Coloque a massa nas forminhas de papel (usei as formas de nº1, rendeu 12 bolinhos). 7 Leve para assar em forno a 170° C por mais ou menos 30 minutos.

Cobertura:
1 lata de leite condensado
1 xícara de purê de milho*
pasta americana colorida

1 Misture o leite condensado com o purê de milho e leve para o fogo. 2 Cozinhe em fogo médio mexendo sem parar até a massa começar a desgrudar do fundo da panela. 3 Retire do fogo e deixe esfriar. 4 coloque em um saco de confeiteiro e decore seu cupcake já frio. 5 Faça bandeirinhas das cores que desejar com a pasta americana e coloque sobre a cobertura.


*Para fazer este creme basta bater o milho no liquidificador. Se o milho estiver cru, adicione um pouco de água. 

Boas festas e Bon appétit!

5 comentários:

  1. que absurdo de receita. adorei. farei com certeza para nossas comemorações. uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a receita! Só tenho umas dúvidas, será que esse milho pode ser o de lata? E tem que coar? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Emília! Olha, eu acho que pode. EU fiz c/ o milho da espiga mesmo: cozinhei e depois tirei e coloquei tudo no liquidificador c/ água. Tem que ter a certeza que estão todos macios (talvez o da lata seja bom por isso). Mas é só cozinhar bem. Eu não coei, não é necessário. E por dentro acabou ficando uma espécie de creme (recheio) que ficou muito bom! só esqueci de tirar foto dele aberto.
    :*

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Raquel! Vou fazer com o milho de lata mesmo! Depois conto o resultado!

    ResponderExcluir
  5. Sou uma das cobaias de plantão. Ficaram uma delícia, maravilhosos, imperdíveis. Aff, só perdem para o de nutella.

    ResponderExcluir