14 dezembro, 2009

Gratin de poireaux au vin blanc sec


No dia 12 de dezembro, na Aliança Francesa aqui de João Pessoa, ocorreu a Fête de la Gastronomie. Entre as atividades culturais da Aliança, essa é a mais gostosa!
Cada professor escolhe uma região da França para representar e cada turma deve fazer pratos típicos da região. Comida é o que não falta e a festa é aberta ao público. 
Vale a pena conferir a festa na sua cidade, pois é uma ótima oportunidade de conhecer novas artes culinárias! Sem contar que é divertidíssima!

A nossa região foi Franche-Comte, famosa por seus fromages (queijos). Apesar da dificuldade de seguir a receita à risca (não foi possível) creio que quase chegamos lá...
http://br.franceguide.com/destinos/franca/regions/franco-condado/home.html?NodeID=154

Os pratos foram: Gratin poireaux au vin blan sec (gratinado de alho-poró ao vinho branco seco) e Gâteau de ménage (um tipo de torta-doce c/ creme). 


E apesar de não termos ganhado nem o 1º e nem o 2º lugar, saber que estavamos bem a frente no voto popular foi magnifique!!! =D

Gratin poireaux au vin blanc sec

12 Alho-poró* fatiado nem grosso nem fino (deixe-os na espessura de um 1 cm, mais ou menos)
100g de manteiga
75 g de farinha de trigo (substituído por 60g de farinha de quinua)
200 ml de leite
500 ml de vinho branco seco
120g de queijo comte (substituído por gruyere)
sal
pimenta do reino branca
noz moscada (substituído por castanha de caju ralada)

Nume panela, ferva água com sal e o alho por 20 minutos. 
Enquanto isso, prepare o molho bechamel. Em outra panela, misture a manteiga e a farinha em fogo baixo até virar um creme. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre e depois o vinho (aos poucos e mexendo sempre), misture bem para evitar os grunhos, deve ficar homogenea. 
Cozinhe até engrossar. Tempere com sal, pimenta e, caso usar a noz moscada, rale-a um pouco e misture. Desligue o fogo e acrescente o queijo já ralado. 
Pré-aqueça o forno a 200ºC. 
Escorra o alho-poró e coloque-os em uma assadeira. Espalhe o bechamel (fizemos 2 camadas: alho, molho, alho, molho) e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. 
Retire do forno e espalhe o castanha ralada para decorar. 

*Disseram-nos que na França o alho-poró é bem maior do que os que encontramos aqui. Então compramos 4 daquelas bandejas fechadas vendidas no pão de açúcar. Acabamos não guardando a embalagem p/ anotar a quantidade, mas acredito que cada bandeja tinha umas 200g. E não conseguimos mais pela dificuldade de encontrar esse tipo de alimento aqui... =(

Bon appétit!

5 comentários:

  1. COM ESSAS MARAVILHAS É DIFICIL NÃO TER BOM APETITE.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei babando com essas receitas. Amei! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adoro gratinados mas nunca experimentei com alho francês

    ResponderExcluir
  4. gostei da receita!!!
    atualize sempre! seu blog eh bem bonito

    ResponderExcluir
  5. Excelentes receitas. Mesmo depois do Natal sabe bem ver estas delicias.

    ResponderExcluir