19 outubro, 2009

Empadão de legumes

Fácil de fazer e é só modificar os legumes de acordo com a sua preferência =D



175g manteiga
250g farinha de trigo
60ml de água
1 col (sopa) quinua
Azeite
½ col (chá) garam massala
1 cebola picadinha
150g abobora picada em cubos
1 maço espinafre
5 batatas (pequenas) picadas em cubos
2 ovos
60g queijo parmesão ralado
1 ovo levemente batido p/ pincelar
1 tablete de caldo legumes dissolvido em 550ml de água


Pegue 152g de manteiga e misture com a farinha de trigo peneirada até obter uma espécie de farofa. Adicione quase toda a água e misture até obter uma massa firme. Se for necessário, coloque mais água. Amasse bem a massa até ficar lisa.


Divida a massa ao meio, estenda c/ o rolo e forre uma forma redonda (+-21 cm) e coloque na geladeira. Estenda a outra metade, corte em tiras e coloque-as sobre uma folha vegetal, cubra e leve p/ a geladeira.


Cozinhe a batata e a abóbora, mas não deixe ficar mole. Numa frigideira, frite a cebola no azeite, adicione o garam massala, quando a cebola dourar, adicione o espinafre. Refogue levemente.


Derreta o resto da manteiga, junte a quinua. Cozinhe por 1 min. E acrescente água onde dissolveu o caldo de legumes. Acrescente o queijo, cozinhe mais um pouco p/ engrossar e acrescente os ovos. Misture c/ todos os legumes e recheie a massa.


Cubra c/ as tiras da massa, intercalando-as, fazendo uma espécie de “xadrez” (veja a foto – eu não sei fazer aquela intercalada de restaurantes... rs). Pincele c/ o ovo batido. Leve ao forno e asse até dourar a massa. (O tempo varia de forno p/ forno).

Bon appétit!

3 comentários:

  1. O Raquelita, você anda muito ausente da blogosfera. Adorei este vegam empadão (faltou só um franguinho desfiado ai, kkkkkkkkk) Muito bom. Beijão miga.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita do jeitinho que você fez. Não precisa mudar nada

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Criei um blog de culinária chamado "Entradas e Petiscos" e gostava de trocar links com o teu blog.
    Se estiveres interessada(o) coloca o meu link: http://entradas-receitas.blogspot.com/ e depois responde a este email enviando o url do teu blog para eu colocar também.

    Já agora, se gostares de fazer entradas e/ou petiscos e quiseres participar neste blog é só dizer, estou aberto a aprender novas receitas ;)

    Atentamente,

    Octávio

    ResponderExcluir