18 junho, 2009

Caril de Batatas com sementes de gergelim


A dica de hoje é:

Procure saber a procedência do que você come. Dê preferência aos alimentos frescos orgânicos.

Infelizmente, não nos mostram o resultado da prolongada exposição aos produtos que são inseridos nas plantações, alimentos, refrigerantes, sucos, etc. Mas não é preciso ser um bom cientista para saber que muitos produtos químicos já tem compravados sua potencial ação cangerígena. Todos sabem que o câncer (como qualquer outra doença) vem da mente, mas sua alimentação e seu estilo de vida potencializam sua capacidade. Ou seja, qualquer propensão que você tenha ao aparecimento de um tumor, a simples ingestão de produtos que contém potenciais cancerígenos, facilita o surgentimento da doença. É simples!

Minhas pesquisa sobre transgênicos ainda estão pequenas, mas indico um filme ótimo para entederem com o que, afinal, estão nos alimentando.
*Falo no presente, pois no Brasil não há separação das sementes, e mesmo que a lei obrigue, não estão nos informando se determinados alimentos provém de sementes transgênicas ou não - autoridades consideram essa separação um luxo desnecessário - aproveitamos e pedimos a eles um maravilhoso plano de saúde, pois os problemas irão surgir lá na frente e não teremos luxo para resolvê-los.

"O mundo segundo a monsanto" da francesa Marie-Monique Robin

Encontra-se o filme divido por partes, legendado, no you tube.
Claro que o foco é a empresa do título, mas dá muito bem para compreender as consequências dessas sementes e também dos produtos utilizados como adubos industriais (químicos), inseticidas, etc.

Caril de batatas com sementes de gergelim

4 batatas grandes
1 col (sopa) azeite
1 col (sopa) sementes de cominho (se não tiver, utilize cominho em pó)
1 col (sopa) sementes de coentro (se não tiver, utilize cominho em pó)
2 col (chá) sementes de mostarda (idem)
2 col (sopa) sementes de gergelim
1/2 col (chá) açafrão
1 col (chá) de malagueta fresca picada
2 col (chá) casca de limão ralada
2 col (sopa) suco de limão
sal e pimenta a gosto

Coza as batatas. Deixe esfriar, descaque e corte-as em pedacinhos. Numa frigideira de aqueça o azeite e cozinhe o cominho, coentro e a mostarde 1 min, mexendo sempre. Adicione o gergelim e cozinhe durante 1-2 minutos, mexendo até dourarem. Junte o açafrão, a malagueta, as batatas a casca e o suco de limão. Misture bem e deixe aquecer. Por útlimo tempre com sal e pimenta a gosto.

Bon appétit

Um comentário: