28 abril, 2009

Sucos de caixinha X sucos naturais

Começando uma nova etapa do blog!


Antes das receitas, serão colocados textos informativos da análise de embalagem de produtos alimentícios. O objetivo é buscar a verdade nesta forma muito bem elaborada de propaganda: as convidativas embalagens! E convidar o consumidor a ser cauteloso com sua própria saúde, afinal, a partir do momento que este compra um produto, a responsabilidade passa também a ser sua. Os produtos existem porque tem quem compra!

Um consumidor comum chega as prateleiras de suco dos supermercados e encontra um novo produto: Laranja caseira. A embalagem é muito convidativa, lembra toalha de mesa, lembra fazenda, toalha de mesa da fazenda... algo bem aconchegante... a casinha bem cuidada da fazenda e seus frutos recém saídos do pé...
Na embalagem, o fato de dizer que é caseira - com gominhos de laranja entende-se que é feito da polpa e no máximo deve ter algum "ante" para segurar o suco por mais tempo, deixando-o quase natural. Mesmo quase feliz por ter um suco mais próximo do natural em caixinha, essa informação leva-o a consultar os ingredientes, onde a crença acaba. Por que um suco que se diz caseiro mistura suco, polpa e água? Imaginando que o "polpa" sejam os gominhos... não pode ser caseiro numa embalagem tetrapak e com "ácidos" e "antes" mesmo não sabendo o que isso significa exatamente. Para um leigo no assunto (diga-se os consumidores em geral), qual a diferença entre néctar e suco? Já nas informações nutricionais surge mais uma dúvida: como é caseiro e só contém carboidratos e calorias? Cadê as vitaminas da laranja (Vitamina C)?
Ao procurar o responsável pelo produto, encontra-se uma fazenda situada no Espírito Santo e a palavra Coca-Cola escrita em fontes pequenas no SAC. Logo acima do nome do produto está a marca Minute Maid Mais, então deve ser com a Coca-Cola que o consumidor tira suas dúvidas.

Comparando fatos com a embalagem:

Polpas e concentrados de frutas são feitos a partir do suco da fruta, aquecidos em altas temperaturas em torno de 7 horas, evaporando o excesso de água (leia-se vitamina das frutas), reduzidas a uma espécie de xarope. Por conta desse cozido, não há seleção junto aos produtores e o transporte desses concentrados para as fábricas fica mais barato (redução da água = peso). Na fábrica, esse “xarope” é misturado à água tratada da rua, açúcar, conservantes, e aroma idêntico ao natural (leia-se artificial). Para exemplifcar no seu dia-dia, é a mesma coisa que você pegar qualquer laranja, espremer o suco, colocar numa panela, ligar o fogo a 180 graus e deixar cozinhando o suco por horas.
A embalagem de qualquer produto é uma forma de publicidade, por isso se encaixa nas regras aplicadas à atividade:
O nome do produto refere-se aos sucos caseiros e o próprio texto de apresentação diz sabe aquela laranja que você faz em casa quando, é proibida a comparação de um produto industrializado com o que é feito em casa.
O código publicitário exige “apresentar CORRETAMENTE as características de sabor, tamanho”, etc. Além de não mencionarem o processo do suco cozido, não mencionam que os gominhos de laranja são feitos de partículas de gelatina imitando os gominhos e que o aroma da fruta fresca é artificial.
O código também prevê que as informações contidas “não devem gerar confusão quanto: à qualidade, natureza e tipo de produto; ao valor calórico do produto; à sua natureza (natural ou artificial), bem como quanto à presença de aditivos, quando for o caso.” Em momento algum diz que é um suco artificial, e sim, utiliza a palavra néctar uma hora e suco em outra. O consumidor sabe que néctar é o “SUCO MAIS POBRE na cadeia de sucos”?
Comparando os dois sucos da mesma empresa, o Minute Maid Mais e o Laranja Caseira, ambos possuem os mesmos ingredientes com exceção da polpa de fruta que diz conter no Laranja Caseira. A presença da Vitamina C é mencionada nos valores nutricionais do Minute Maid e não no Laranja Caseira, sendo que este é citado como a laranja que você faz em casa.
Ambos citam não conter conservadores e descreve contém aroma natural, contradizendo o real processo de fabricação... É quase impossível um consumidor “comum” ter acesso a essas informações.
Concluindo o descumprimento da regra básica da publicidade "todo anúncio deve ser respeitador e verdadeiro (...)" alguém sabe responder se existe o suco cozido feito em casa?
Raquel Valentini



Como o suco de laranja é o mais fácil de fazer: selecione laranjas maduras, passe-as por um espremedor a quantidade desejada e pronto! Seguem mais duas receitas de sucos para aproveitarem.
Suco de abacaxi com hortelã

Para 1 abacaxi médio descascado e picado em quadradinhos
10 folhas de hortelã

300ml de água filtrada ( se gostar de mais aguado, acrescente mais água)


Bata tudo no liquidificador e, se preferir, coe antes de servir.


Limonada (Nimbu pani)


suco de 4 limões
1 litro de água
3 col. (sopa) de açúcar
3 col. (chá) de água de rosas
1 pitada de sal


Misture todos os ingredientes até que o açúcar tenha se dissolvido completamente. Sirva gelado! Se preferir, sirva c/ uma rodela de limão.

5 comentários:

  1. Eu sempre tive a mesma impressão a respeito deste suco. Ele é relativamente mais atrativo que os demais pela embalagem. Temos que agir com a cabeça, não com os sentidos. Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. E aquelas polpas congeladas? Eu sempre compro porque não posso tomar suco de pózinho e confesso morro de preguiça de fazer suco natural. Aliás, mais do que preguiça é falta de tempo mesmo. Por isso eu prefiro a polpa congelada. Será que é tão artificial quanto estes?
    Beijos,
    Fla

    ResponderExcluir
  3. Prefiro a segunda opção! Mais saudável e sem duvida mais deliciosa!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Você tem nome e receita do doce no qual o Shankar é "viciado" (mostrado várias vezes, mas principalmente quarta-feira dia 6 de maio) na novela Caminho das Índias da Globo ?
    Grata

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo .. fiz questão de ler 3 vezes. Acho que talvez fosse interessante você conhecer e escrever sobre o suco da "Mona Vie", é uma alternativa natural e de qualidade para sucos. Obrigado !

    ResponderExcluir