30 outubro, 2008

Torta de tomate e ricota


Cá estou atrás de uma receita que utilize ricota e fique gostosa! Tenho uma certa aversão com a ricota, difícil temperá-la, quer dizer, exige mais trabalho, muito tempero, mas se acertar fica ótima! Vasculhando os blogs atrás de uma receita, encontrei esta no Pecado da Gula, tudo lindo e com cara de muito gostoso! Bom, fiz e apesar dos contra tempos com o tal do papel manteiga, acabei comendo uns pedacinhos =P, mas o resultado ficou ótimo!
A receita está do jeito que encontrei no blog, só o final que temperei mais também!

Ah, estou ouvindo no momento Escurinho, um músico pernambucano radicado na Paraiba que conheci numa das noites aqui em João Pessoa. Suas músicas são uma mistura de sons regionais e nacionais e "influenciado pela cultura popular, tem nos emboladores e nos cantadores de coco, sua grande fonte de inspiração". E neste show aprendi a dançar direito ciranda entre outros ritmos regionais! Como é bom dançar! Curtam!!!
http://www.myspace.com/escurinho


Torta de tomate e ricota


2 folhas de massa folhada pronta congelada
200 a 300g de ricota
1 dente de alho pequeno ralado (esmaguei tudo no pilão com um pouquinho de sal)
sal
pimenta do reino branca
orégano
azeite
ervas de Provance
fatias de tomate maduros mas firmes
1 ovo

Abra a massa folhada em mesa enfarinhada até formar um retângulo de 20x15cm. Fure com um garfo e coloque sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Abra a outra massa folhada e corte tiras de 1 a 2cm para fazer as laterais da torta. Com o restante da massa você pode fazer biscoitos ou mesmo tortinhas menores de ricota e tomate. Grude as tiras com gema misturada com um pouco de água. Pincele por cima das tiras também com essa mistura.Misture a ricota com o alho ralado, sal, pimenta, orégano e azeite. Espalhe por cima da massa folhada aberta. Cubra a ricota com fatias de tomate, regue com azeite, cada tomate salpique um pouco de sal e polvilhe ervas de Provance. Leve ao forno pré-aquecido a 210oC por 5 minutos. Depois, abaixe a temperatura para 180oC e deixe mais 15 a 20 minutos. Sirva morno.

5 comentários:

  1. Nunca comi nem usei ricota, mas a torta está com optimo aspecto.
    Bjs :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá amiguinhos!

    Já nasceu o livrinho do desafio!

    Passem para dar uma espreitadela!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. E ai Raquelita, como vai a monografia?? Espero que tudo bem!! Adoro ricota sabia, acho que dá pra brincar bastante com ela. C viu só a foto do Atalinha como veio ao mundo... Menina, oque é aquilo?? rsrsrs. Beijão e um lindo domingo pra você!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel, sim é claro que dá para mandar o livro pró Brasil!
    Quanto aos 10 bolinhos significam 10 euros.

    Espero que tenhas ficado exclarecida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola!Que sobremesa original!Passem pelo www.garficopo.blogspot.com!
    Bjs

    ResponderExcluir