09 outubro, 2008

A nova batata Jore

Apresento a mais nova receita que ganhou nome e tudo: Batata a JORE! Ontem, quarta-feira (08/10) era para ser uma noite de muito trabalho... Pois tinhamos um trabalho de mídia (afe!) para fazer para apresentação hoje! Mas, como visitas na minha casa são sinônimos de cozinha, eu caprichei em um prato que utilizasse o que tinha em casa (pouca coisa, eheh) mas que ficasse muito gostoso! Ainda mais porque Rebeca merecia, pois atrasamos e muito seu trabalho pegando materiais em plena hora de almoço em sua agência. Ah, e o nome do prato foi dado por elas mesmas fazendo uma auto-homenagem! =D

Essa receita adaptei de um livro português que já mencionei anteriormente. Vou escrever já conforme minhas mudanças:

Bolo de batata a Jore

8 batatas médias
30g de manteiga
2 col. sopa de azeite
1 dente de alho esmagado
1/2 colher de chá de pimenta moída na hora (pimenta verde, rosa, branca e preta)
200g de pão integral bem picado
200g de queijo parmesão ralado na hora
sal
orégano

Unte uma forma de fundo removível com manteiga. Descasque as batatas e corte em rodelas finas. Misture o pão com o queijo, se possível, passe pelo liquidificador, para diminuir os pedacinhos do pão.
Numa frigideira, derreta a manteiga com o azeite em fogo baixo, acrescente o alho e a pimenta. Desligue o fogo assim que o alho dourar.
Na forma, comece com uma camada de batatas, coloque um pouco de sal sobre as batatas, pincele-as com a mistura da manteiga, salpique c/ a mistura do pão e queijo, regue com um pouco de azeite e um pouco de orégano. Faça novamente a camada de batatas e vá alternando, terminando com o queijo e orégano.
Deixe assar no forno (média de 200ºC) por 1 hora. Eu deixei 1h20 e ficou ótimo!
Aí está dona Rebeca, grande amiga e personal stylist nas horas vagas, eheh! A melhor profissional de atendimento da Paraíba! E agora garota propaganda da cozinha! Fiquei muito feliz que a cada garfada que ela falava... ahahah elogiava da maneira dela!

Molho p/ salada de pimenta-dedo-de-moça
Azeite, sal, 1/2 col. (chá) pimenta bem picadinha, 1 dente de alho esmagado, pimenta do reino preta (bem pouquinho). Misture tudo em um recipiente e agite bem! Pronto. Se possível, faça um dia antes, como for, para o azeite pegar bem o gosto dos ingredientes.



Essa é a Joana, mais conhecida como a Jo, virou fotógrafa oficial do jantar e que escolheu junto com Rebeca um vinho muito bom por sinal (é, era mesmo um trabalho da faculdade) que recomendo, bom e barato: Merlot, da marca Vale dos Vinhedos, brasileiríssimo, pertencente ao Club des Sommeliers. Se escrevi errado, por favor, corrijam-me. 

Aí está a produção da Jo para a foto da Pêra com calda de hortelã, passou uns bons minutos colocando as folhinhas p/ cima! =D Tem jeito p/ coisa! Gravem aí, futuro nome na direção do audiovisual!!! Saia logo projeto!!!

Pêra com calda de hortelã

-hortelã bem picadinha
-pêra cortada em cubinhos
-açúcar
-água

Não medi nenhum ingrediente, desculpem...
bem, coloque o açucar e água em uma panela no fogo baixo. Vá misturando até o açucar dissolver e acrescente o hortelã. Mexa bem, deixe no fogo uma média de 20 min. Deixe esfriar e regue as pêras com essa calda! Misture bem e sirva-se!
Ah! E claro! Consequimos terminar nosso trabalho, que acredito que ficou muito bom!

4 comentários:

  1. ainda bem que conseguiram terminar o trabalho.
    e o trabalho teve que ficar bom mesmo, com uma ementa de luxo como essa.

    ResponderExcluir
  2. Que batata é essa heim...Que maravilha..bem light. Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. mas que saudade dessas batatas deliciosas! Posso falar por mim (e mantar todos de inveja), esse prato tava totalmente fantástico. UI ui.. quase morro de comer! Eu devorei dois pratos e ainda bebi horrores do vinho que e Jô escolheu. Resultado: fiquei bebinha e ainda tive que fazer o trabalho.rsrs Mas.. repetiria um milhão de vezes! Ah!o nome do prato ficou Luxo e Riqueza! Quelzis, parabéns! Vc arrasa bi.

    ResponderExcluir
  4. Fiz e ficou uma delícia! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir