21 setembro, 2008

Ravioli de Trufa de chocolate

Resultado do desafio proposto pelo blog http://www.maonamassablogue.blogspot.com/

Eu amei participar do meu primeiro desafio de blogs! Foi divertidíssimo! Mais divertido ainda foi descobrir que não tenho espaço na cozinha, que minhas habilidades com massa ainda são iniciantes (na verdade, iniciante em tudo) e desastradas, ahah, e muitas outras! Mas adorei, foi ótima a experiência com alguém muuuito mais experiente do que eu e que, simplesmente, amei conhecê-la! Quem sabe não vira minha mestre-cuca?! Ah, e o tema do mês então... Minha nossa! Chocolate! Foi tão divertido quanto gostoso fazer tudo!
Espero que minha parceira Carol http://www.seraobenedyto.blogspot.com/ sinta orgulho de suas pupilas e suas receitas... mesmo saindo desse jeito, eheheh.


*Nem precisa dizer quais foram os primeiros... rs. Evolução!
Aí vai a receita da Carol:

Ravioli de Trufa de Chocolate

A massa de brioche é altamente versátil. Estes pequenos bolinhos de brioche são recheados com um ganache de chocolate que derrete no centro e escorre para fora quando você os morde. Fica divino como sobremesa chique ou uma guloseima com café.


Ganache de chocolate: 80gr de chocolate meio amargo, 40gr de manteiga sem sal, 3 colheres de sopa de creme de leite. Massa do ravióli: 10gr de fermento fresco ou 2 colheres (chá) de fermento seco ativo, 150ml de leite morno, 25gr de açúcar (separe um pouco para polvilhar), 400gr de farinha de trigo, 2 colheres de chá de sal marinho, 40gr de manteiga sem sal, 2 ovos médios caipiras batidos, óleo vegetal para fritar.


Modo de preparo:

1- Primeiro faça o ganache. Quebre o chocolate e coloque-o em uma tigela refratária com a manteiga e o creme de leite. Acomode sobre uma panela com água em fervura baixa e mexa até derreter e ficar uniforme. Cuidado para não espirrar água dentro do ganache. Remova e esfrie. Depois refrigere até ficar sólido. 2- Com um instrumento para retirar bolinhas de melão (boleador), faça 20 á 24 bolinhas de ganache. Elas não precisam ser bolinhas perfeitas. Mantenha-as na geladeira até o momento do uso. 3- Para preparar a massa do ravióli, com fermento fresco, misture-o ao leite morno e uma pitada de açúcar e espere derreter. Se utilizar fermento seco, bata os grãos e o leite com uma pitada de açúcar e deixe reservado até começar a espumar. 4- Enquanto isso peneire a farinha e o sal em uma tigela larga e acomode sobre um pano úmido para que fique bem firme. Acrescente a manteiga e misture até ficar semelhante a migalhas finas de pão. Acrescente o açúcar e misture mais um pouco. Faça um buraco no meio. Despeje nele o leite com o fermento, seguido dos ovos batidos (separe duas colheres de sopa dos ovos batidos para uso posterior). Misture até formar uma massa e forme uma bola com ela. 5- Sove a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada por cerca de 8 minutos até que ela esteja lisa e elástica. Unte uma tigela larga com óleo e transfira a massa para ela e vire-a para que a massa fique coberta pelo óleo. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe em um local morno até que a massa dobre de volume. 6- Sove a massa novamente sobre uma superfície enfarinhada, até deixá-la lisa. Abra-a até chegar a espessura de pouco mais de 3 mm. Recorte círculos de massa com um cortador de 5 ou 6cm, abrindo-os se necessário. Ponha uma bolinha de ganache no centro de um círculo de massa e disponha outro por cima apertando bem as laterais para vedar o ravióli e não ter perigo de vazar quando fritar. Encha uma panela larga e alta até a metade com óleo e aqueça-o a 180°C. Deixe à mão uma vasilha com papel toalha e uma com açúcar. Frite os raviólis recheados, 4 a 6 por vez, não ponha muitos de uma vez, para uma melhor cocção. Frite até que fique bem dourado. Escorra, ponha um pouco no papel toalha para tirar o excesso de gordura e passe pelo açúcar. Deixe que esfriem um pouco, mas sirva-os morno, para que o ganache esteja derretendo.




*Alguém pode me ensinar o que é a cor dourada numa fritura? =D

4 comentários:

  1. Hahahaha!!! Amei Raquelita, ficaram o máximo!! Olha, te confesso que essa receita realmente é meio trabalhosa de se fazer, mas se você fez correta, ela é deliciosa!!! Também adorei participar e conhecer você. Vamos combinar que da proxima vez você fica com a receita fácil e eu com a difícil, não é justo!!! kkk. Adorei amiga. Grande beijo e oque precisar é só pedir!!!

    ResponderExcluir
  2. UAU!

    esta receita ficou mesmo com um optimo aspecto.

    Ainda bem que tudo correu bem!

    Fico contente!

    Bjs^^

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Fico contente por teres feito este desfio com sucesso!
    Agora queria-te pedir mais um favor...
    Se posso usar a foto que tiras-te e o teu nome num livrinhos de receitas que estou a preparar...

    P.S: Gostava que respondesses o mais rápido possivel, pq a minha mae não me deixa fazer sem vos consultar... =P

    ResponderExcluir
  4. Claro que sim

    Lá pra frente vou dando noticias!

    Bjs

    ResponderExcluir