06 agosto, 2008

Pastel Assado de Espinafre


Espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva rasteira originária da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia (Aizoaceae), parecida com o verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.
Esse vegetal de folhas verdes escuras e sabor alcalino foi muito popularizado pelos desenhos animados do marinheiro Popeye, pois o personagem principal dessa série se aproveitava das virtudes alimentares do espinafre para combater os inimigos. Por ser rico em ferro, recomenda-se o espinafre às pessoas anêmicas e desnutridas.

O espinafre é bastante utilizado para elaboração de sopas, suflês, omeletes, recheio de massas, tortas, pastéis e assados.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espinafre


Pastel Assado de espinafre

Massa:
250gr de farinha de trigo
200g de manteiga
Água
1 ovo ligeiramente batido p/ pincelar

Recheio:
60g de folha de espinafre
100g de queijo bola
1 dente de alho amassado
1 colher (chá) cominho
Sal e pimenta branca do reino a gosto

Peneire a farinha em uma tigela e misture a manteiga derretida até ficar tudo ligado. Abra um buraco no centro da massa e despeje um pouco de água. Misture até que a massa fique ligeiramente pegajosa. Se necessitar de mais água, acrescente.
Ponha a massa numa superfície enfarinhada, pressione ligeiramente e pressione até ficar quase macia, procurando não amassar demais. Estenda num retângulo , tentando manter os cantos quadrados. Dobre o terço superior da massa p/ baixo e o terço inferior p/ cima sobre o primeiro. Vire um quarto de volta para a direita de forma a que o extremo superior fique a direita. Volte a estender a massa num retângulo de 20x40 cm e dobre como anteriormente. Embrulhe em algo aderente e leve a geladeira por 30 minutos.

Recheio:
Frite o alho no azeite, ao dourar, acrescente as folhas de espinafres. Vá mexendo p/ o alho pegar todo o espinafre e acrescente o cominho. Frite mais um pouco e tempere c/ sal e pimenta a gosto. Considerei que essa quantidade de espinafre foi pouca. Então, acrescentei acelga e que ficou muito bom!
Abra as bolinhas para fazer o pastel, coloque o quanto achar melhor de recheio (depende do tamanho do pastel que irá fazer) e coloque o queijo picadinho por cima. Feche a massa, como uma meia lua. Coloque-as em uma forma untada c/ manteiga, mantenha-as afastadas p/ não grudarem quando crescerem e pincele com o ovo. Leve ao forno 15 minutos ou até dourarem.

Um comentário:

  1. Adoro pastéis fritos ou assados. O recheio é uma ótima opção, faz par saudável...assado e com folhinhas.
    Bjs!

    ResponderExcluir