14 agosto, 2008

Lentilha com Chilli


A lentilha (Lens culinaris) é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas e subfamília Faboideae. Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos. Suas flores são papilionáceas, pequenas, alvacentas ou algo violáceas. Suas vagens (legumes) são curtas, com uma ou duas sementes discóides altamente nutritivas e muito apreciadas como alimento. Apresenta também largo uso ornamental em vasos, jardineiras ou em cercaduras de canteiros.

Curiosidades:

Segundo o Genêsis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas.
Comer lentilhas durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil
, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.
A palavra "lente
" vem de "lentilha", devido ao formato similar entre o objeto ótico e a leguminosa.




Lentilhas com Chilli

4 xícaras de lentilha já cozida (usei a mais comum, a verde)
2 dentes de alho amassados
½ col. (chá) chilli em pó
3 folhas de louro
Sal a gosto
Azeite


Frite o alho no azeite, quando dourar despeje toda a lentilha. Misture bem, acrescente o chilli e mexa bem novamente. Em seguida coloque as folhas de louro e misture. Tempere com sal a gosto e deixe cozinhar, em fogo baixo e com a panela tampada, uns 20min p/ pegar bem o tempero. Se ameaçar grudar acrescente pouca água e misture. 


!Bon appétit!

Um comentário:

  1. Mais uma receita bem interessante, também adoro conhecer a vossa cozinha tão diferente da nossa, por isso goste desse munhdo que é a blogosfera que nos permite conhecer outras culturas, bjs

    ResponderExcluir