19 abril, 2008

Miojo da Tia

Lagoa


A água despencava do céu, mas não era triste. Era alegre. Acordei cedo, com o barulho bom da chuva – esse que sempre faz adormecer, me acordou -, disposto levantei, fui ao banheiro, escovei os dentes.
De tênis, shorts e relógio de pulso o dia acabava de nascer. O ponto de vista é sempre nosso, o mundo sempre começa quando a nossa consciência desperta. Uns pingos cá outros lá, e a lagoa, a imensa lagoa abraçava as gotas d'água, como boa mãe às recebia com prazer.
Era uma lagoa imensa, tão acostumada com o temperamento do tempo e a companhia das pedras. Nas suas encostas uma areia rala imprimia uma cor pele, que metro depois dava lugar a uma grama bem aparada e confortável – agora era o verde o dominante.
"As coisas do lado de lá sempre parecem mais bonitas" pensava eu enquanto corria. Contava no cronômetro dez minutos de caminhada. As gotas uma a uma foram cessando, não demorou muito o sol surgiu. Outros minutos depois estava eu esgotado de uma não costumeira corrida.
A dor era pouca, mas presente. Correr tem disso. Agora entendo bem os corredores da São Silvestre – acho que na verdade não entendo – eles são fortes, ágeis e resistentes. E aja resistência, corri vinte minutos – não mais que uns quatro, cinco quilômetros. Eles correm
vinte, talvez por isso é tão gloriosa uma vitória na São Silvestre, uma das mais memoradas maratonas do mundo.
Foi um dia feliz de sol e preguiça. Almocei cedo e li muitas páginas de um bom livro: "Fragmentos do Éden" de Francisco Viana. Foi possível descobrir o paraíso. "O paraíso é sempre o paraíso perdido". Deitado na grama, o verde dominante, num fim de tarde observando as pessoas que caminhavam, outras que corriam. Eram bonitas suas peles brancas e avermelhadas pelo sol.
Fiquei recostado a uma arvore, adormeci e sonhei. Eu estava do lado de lá, e no sonho eu disse: "Aqui desse lado as coisas são realmente mais bonitas".
 
Luiz Fernando Pilz


Miojo da Tia

1 "folha" de Macarrão instantâneo.
Legumes picados (fica a seu critério. Mas gosto de colocar cenoura
ralada, vagem e milho).
Azeite
Cebola picadinha
1 colher de chá de curry
Sal a gosto.


Ponha água para ferver e mergulhe o macarrão.
Em outra panela, frite a cebola no azeite, quando estiver levemente dourada, coloque o curry e deixe até fritar a cebola (ficar moreninha). Despeje os legumes e misture bem. Quando estiver secando, acrescente pouca água, só para refogar. Mexa bem. Acrescente mais água , tempere com o sal, tampe a panela e deixe refogar. Uma média de 15 minutos cozinha bem os legumes. Se secar antes do tempo, coloque mais água, sempre aos poucos. E prove sempre pra ver se não precisa de mais sal. Pronto. Na mesma panela, despeje o macarrão escorrido, mexa por 1min. E agora sim, prontinho!
Bon appétit! 

5 comentários:

  1. Parabéns querida, vai ser um sucesso esse blog! rs. Pessoas de muito bom gosto estão colaborando para que ele prolifere nesse imenso mundo virtual e que a partir dele aprenderemos comer bem e manter a boa saúde. Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Adoro quinoj... digo miojo! Mas não rola de colocar um colher rasa de requeijão, não? hihihi! nham nham! Eu já estragando tua receita! HAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  3. departamento de viagens, lavagens e aperitivos informa:
    uéeeeeeeuuuuuu...
    não nos responsabilizamos por maiores prejuizos causados por gatos bêbados a cruzar a cozinha!
    obs.hum...a lasanha tb ganhará uma referência virtual?!quando teremos sobremesa com águA de rosas?!
    enfim já temos aqui algumas pautas para a próxima reunião que diga-se de passagem ganhará um tom cítrico... :D

    ResponderExcluir
  4. Que surpresa boa!! Valeu a pena esperar o email, como quem vai salivando aos poucos na espera da refeição.=]
    Eu - que adoro cozinhar - já vou anotando no meu caderninho. hehehe
    Tem um clima bom aqui, um cheiro de comida feita com carinho e uma alegria de amigos em volta da mesa.
    Vou voltar sempre, com lápis e papel na mão (ou o bloco de notas aberto :p).
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Raquel, adorei o blog e a forma como você escreve...posso passear pelas receitas!

    p.s: também tenho 1 blog só de fotos, não se compara ao seu viu!

    bjs
    De

    ResponderExcluir